quinta-feira, 25 de maio de 2017

O QUE É INCLUSÃO ESCOLAR!?


Hoje coloco a disposição de vocês esse digníssimo tema a fim de que possam aumentar seu conhecimento em relação a este tema.

Vamos ao que interessa! O que é inclusão escolar?  é acolher todas as pessoas, sem exceção, no sistema de ensino, independentemente de cor, classe social e condições físicas e psicológicas.

Você sabia que recusar-se a ensinar crianças e jovens com necessidades educacionais especiais (NEE) é crime: todas as instituições devem oferecer atendimento especializado, chamado de Educação Especial.  Mas atenção! o termo não deve ser confundido com escolarização especial, que atende os portadores de deficiência em uma sala de aula ou escola separada, apenas formadas de crianças com NEE. Isso também é ilegal.

A Constituição Federal especifica que é dever do Estado garantir "atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino", condição que também consta no artigo 54 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

A legislação também obriga as escolas a terem professores de ensino regular preparados para ajudar alunos com necessidades especiais a se integrarem nas classes comuns. Ou seja, uma criança portadora de deficiência não deve ter de procurar uma escola especializada. Ela tem direito a cursar instituições comuns, e é dever dos professores elaborar e aplicar atividades que levem em conta as necessidades específicas dela.


E ai ficou interessado em se aprofundar no assunto! Clique no link e será direcionado ao site do MEC na pagina com mais informações sobre Educação Especial. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17009

terça-feira, 23 de maio de 2017

Sobre o Plano Nacional de Educação (PNE)
Vamos entender o que é!



Em 2014, o Congresso Federal sancionou o Plano Nacional de Educação (PNE) com a finalidade de direcionar esforços e investimentos para a melhoria da qualidade da educação no país. Com força de lei, o PNE estabelece 20 metas a serem atingidas nos próximos 10 anos. Os principais desafios do plano estão relacionados à evolução dos indicadores de alfabetização e inclusão, à formação continuada dos professores e à expansão do ensino profissionalizante para adolescentes e adultos. Não parece interessante? Então continue acompanhando nosso guia para conhecer mais detalhes sobre o PNE!

O que é Plano Nacional de Educação?


O plano estabelece diretrizes, metas e estratégias que devem reger as iniciativas na área da educação. Por isso, todos os estados e municípios devem elaborar planejamentos específicos para fundamentar o alcance dos objetivos previstos — considerando a situação, as demandas e necessidades locais.

O acompanhamento do PNE deve ser feito a cada dois anos. O primeiro relatório com os resultados para cada meta foi divulgado no início de novembro, então incluímos para cada meta o seu andamento de acordo com os dados apresentados. 

Quais são as metas do PNE?


O Plano é composto por 20 metas que abrangem todos os níveis de formação, desde a educação infantil até o ensino superior, garantindo foco em questões especialmente importantes (como a educação inclusiva, o aumento da taxa de escolaridade média dos brasileiros, a capacitação e o plano de carreira dos professores), além de aspectos que envolvem a gestão e o financiamento desse imenso projeto. 

Quem será responsável por fiscalizar o cumprimento do PNE?

O acompanhamento do cumprimento das metas do Plano Nacional deve ser realizado pelo Ministério da Educação (MEC), pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e pelo Fórum Nacional de Educação. Esse monitoramento deve ser contínuo e estar baseado em documentos e indicadores — como estudos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que serão preparados e publicados a cada 2 anos, durante a vigência do PNE.


Gostou da informações? deixe um comentário aqui!

As informações a respeito dos status de cada meta do PNE foram retiradas do Observatório do PNE.



sexta-feira, 19 de maio de 2017

Recomendação do Dia!

Anne With an Edelicada e sensível aposta da Netflix


O conceito de infância e adolescência, proteção e prioridade absoluta são recentes em nossa sociedade. Assistir Anne With an E requer um certo recorte histórico – e uma caixinha de lenços.

Para quem trabalha com a promoção e defesa da infância e adolescência há tantos anos, a dor da menina é familiar. Não é raro crianças serem devolvidas para os abrigos após a adoção, acredite. Em muitas cidades por esse Brasil, meninas são colocadas para trabalhar como domésticas em casas de famílias ricas. Todos os dias, meninos e meninas pobres têm a infância violada como se ainda estivéssemos distantes do século XXI.

A história da pequena Anne é a história de tantas crianças pobres de ontem e de hoje. Por isso mesmo é fácil se emocionar com os conflitos da menina. Magra e ruiva, ficou órfã aos três meses e, desde então, trabalha para sobreviver

Mas chega de spoiler!
Veja o trailer e se emocine:




COMBATE
ao Abuso e à Exploração 
Contra crianças e adolescentes

Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater
Dia 18 de maio dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual contra criança e adolescente

Nesse dia, em 1973, uma menina capixaba de vitória/ES, foi sequestrada, espancada, estrupada, drogada e assassinada numa orgia imensurável. Seu corpo apareceu seis dias depois desfigurado por ácido. Os agressores jamais foram punidos. O movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que instituiu o 18 de maio como dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Criança e Adolescente, com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento pelos direitos e na luta pelo fim da violência. Portanto, esse é um dia em que toda a população do Brasil deve se manifestar contra a violência sexual cometida contra crianças e adolescentes.


Algumas dicas para proteção de crianças e adolescentes  e o desenvolvimento de um processo de socialização e educação com direitos e respeito.

O QUE É VIOLÊNCIA SEXUAL?

É uma violação dos direitos sexuais, que se traduz pelo abuso e/ou exploração do corpo e da sexualidade de crianças e adolescentes – seja pela força ou outra forma de coerção – , ao envolver meninas e meninos em atividades sexuais impróprias para sua idade cronológica ou a seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

A VIOLÊNCIA SEXUAL PODE OCORRER DE DUAS FORMAS - ABUSO SEXUAL E EXPLORAÇÃO SEXUAL

A violência sexual, abuso ou exploração, pode ocorrer no ambiente intrafamiliar, quando há relação de parentesco entre vítima e agressor e extrafamiliar, quando não há uma relação de convivência familiar entre agressor e vítima.

COMO ESTABELECER UM DIÁLOGO E RESPEITAR NOSSAS CRIANÇAS

Leve em conta as características da criança como: sua idade, sua capacidade, a informação que dispõe os traços de sua personalidade, do que ela gosta e do não gosta.


EMPATIA

Coloque-se no lugar da criança para entender o que ela está sentindo e porque age desta maneira.


A SUA ATITUDE PODE AJUDAR A MUDAR OS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM NOSSO PAÍS.

EDUCAÇÃO SEXUAL É FUNDAMENTAL PARA GARANTIR O DESENVOLVIMENTO SEXUAL SAUDÁVEL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, LIVRE DE PRECONCEITOS, MITOS E TABUS

VOCÊ PODE AGIR. FAÇA BONITO: PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES!

Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência deve denunciar.


CREAS - TABOÃO DA SERRA:  4139-1105  / 4138-7155
CONSELHO TUTELAR:  4701-1618
SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA:
4138-8040
POLÍCIA MILITAR: 190


A  importância da preservação da Natureza!

Aprender através do cultivo do jardim e da horta da escola é é uma das melhores formas de desenvolver no estudante individualmente e também na comunidade escolar, a necessidade de se tornarem ecologicamente instruídos e, portanto capazes de contribuir para a construção de um futuro sustentável. Precisamos ensinar a amar verdadeiramente a natureza e ter prazer em frequentar um ambiente cercado pela beleza e organização.


A Turma da Mônica acredita na regra dos três "R"s: reduzir, reutilizar e reciclar.

 Observando a preocupação Mundial com o meio ambiente é necessário  incentivar os nossos alunos a participarem desta atitude de cidadania, em conjunto com professores e com colegas de diferentes segmentos, objetivando a prática e conscientização do ato de preservar.